quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Liderança, descentralização e delegação.

Corporações buscam resultados reais. O ambiente competitivo exige que todas as energias e recursos sejam canalizados e bem empregados para cumprir as metas planejadas.

Metas podem ser mais facilmente alcançadas utilizando o potencial individual contido dentro das equipes.

O tipo centralizador de liderança não oferece nenhum beneficio para a organização.

O Líder ou gestor precisa conhecer sua equipe. Cada pessoa possui talentos únicos talvez ainda nem descobertos por ela mesma, qualquer que seja este talento, pode e deve ser empregado como ferramenta de produção.
 
"Liderar é exercer uma influência que inspire e mova as pessoas à ação, obtendo delas o máximo de cooperação e o mínimo de oposição."

Essa frase pode ser explorada para entender a essência da coisa.

Como se exerce influência? Falando menos e fazendo mais, as atitudes geram forte influência, as palavras apenas complementam as ações.
Inspirar pessoas à ação realmente é algo maravilhoso, todos os indivíduos se sentem motivados quando apostamos em sua capacidade.

Fornecer ferramentas e treinamento para o desenvolvimento pessoal profissional é a base para não haver fracasso e consequentemente desmotivação.

Quando o poder é retido o resultado é atraso nas entregas por acumulo de trabalho, ambiente pesado e ruptura nas relações causadas pelo estresse.  

Em outra margem está a delegação de funções e descentralização. Um gestor que delega responsabilidades e poder, multiplica seus próprios braços e amplia seu poder de ação incrivelmente.

Tire tempo para conhecer sua equipe, os hobbies, passatempos, hábitos, gostos musicais, crenças, etc. Isso te dará informação para traçar perfis individuais.
De posse destas informações, direcione as tarefas do departamento de acordo com os talentos evidenciados.
Forneça treinamentos e palestras, incentive o estudo e progressão profissional, se o funcionário cresce e expande seu potencial, esse sucesso será refletido em seu trabalho e atuação, com alta produção de qualidade você com certeza alcançará as metas estabelecidas.

Confie em sua equipe.
Atente ao processo seletivo, uma vez contratado o funcionário deduzimos que ele possui qualificação para agregar valor. Caso esta afirmação não seja verdadeira é hora de mudar.

Faça reuniões rápidas frequentemente para alinhar objetivos e receber feedback da equipe, corrigindo pequenos desvios antes que se tornem grandes problemas.

Quando delegamos corretamente, podemos exercer plenamente a função de gestão que será acompanhar o cumprimento das tarefas e certificar que a equipe não se desvie das metas.

Solicite relatório de atividades, saiba como seu funcionário usa o tempo de trabalho e auxilie-o a tornar a experiência diária um desafio vencido com alegria e prazer.

Documente, comunique, esclareça, defina e siga o alvo.

Sucesso na missão!!



2 comentários:

  1. Gleidson,

    Parabéns por seu empenho em compartilhar experiências e conhecimentos.

    Aproveitando, gostaria de lhe convidar a expor toda sua visão da área de TI no portal Profissionais TI através da publicação de artigos.

    Hoje temos uma comunidade bastante ativa e crescente, com números interessantes que podem lhe ofertar grande visibilidade na Internet.

    Caso tenhas interesse, por favor, veja mais informações em http://www.profissionaisti.com.br/colaborar/.

    Caso tenhas qualquer dúvida ou se quiseres bater um papo, por favor, mantenha contato em fale@profissionaisti.com.br.

    Novamente, parabéns pelo trabalho. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Jackson. Fico feliz em poder colaborar.
      Estou entrando em contato para mantermos comunicação.
      Grande abraço.

      Excluir