quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Documento por favor!

Começar em uma nova empresa é sempre uma experiência empolgante, novos desafios, novos amigos, novas expectativas, mas de repente uma parte do encanto se vai quando descobrimos que temos que "garimpar" dados, buscar, talvez até quase implorar para obter informações cruciais para desenvolvermos nossa linha de trabalho, planos de ação e projetos.


Documentação não há, montamos um verdadeiro quebra cabeça de informações desencontradas para começar a entender em que momento de maturidade a organização se encontra.

Diversos fatores influenciam este vazio, talvez pessoas que tentam manter seus empregos tornando as empresas dependentes das informações que elas próprias possuem apenas em suas mentes ou na melhor das hipóteses em algum caderninho na gaveta, talvez a falta de cultura da organização, talvez a falta de conhecimento, muitas alternativas temos, mas o fato é que sem documentação a empresa não sabe de onde vem muito menos para onde vai.

Todos os frameworks de controle, processos e indicadores como COBIT, ITIL e BSC tem como fundamento imutavel a documentação.
Caso ainda não esteja nos planos de visão de sua empresa avaliar, mensurar, monitorar e melhorar os processos internos e de macro ambiente saiba que querendo ou não ela terá que em algum momento se adaptar a isso se quiser subsistir em um mercado altamente competitivo.

Agregar valor a própria organização, seus acionistas e mercado implica na melhora continua de todo fluxo operacional e estratégico.

Que tal começar a documentar? Mas o que podemos ou devemos documentar? Bom, essa resposta é fácil, tudo.

Sendo mais especifico, vamos enumerar alguns itens imprescindíveis para documentar na TI.
1-Instruções de trabalho.
Procedimentos de instalação e configuração de sistemas internos.

2-Mapeamento de rede.
Ips, hostname, mac adress de desktops, servidores, switches, roteadores, impressoras, etc.

3-Senhas.
Utilizar algum programa freeware para armazenamento de senhas críticas (sugestão: keepass).

4-Mapeamentos de DFS.
Especificação de mapeamentos de rede.

5-Mapeamento NTFS (Segurança).
Especificação de permissões de acesso a pastas e arquivos.

6-Mapemento de Serviços.
Especificação de servidores suas portas, serviços e aplicações utilizados.

7-Mapeamento de aplicações.
Descrição de aplicativos desktop e processos dependentes.

8-Mapeamento de Backup.
Descrição das rotinas de backup, contendo data, localização do backup, host alvo e tamanho do backup.

9-Alterações na estrutura.
Especificar todas as alterações executadas em servidores e ações que influenciam diretamente o ciclo da operação.

10-Troubleshooting.
Montar uma base para documentação das soluções testadas para erros e falhas comuns de softwares, sistemas e hardware.

Finalmente podemos montar uma  biblioteca técnica para repositório centralizado de manuais e cursos.


gleidson.especialista@gmail.com


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