terça-feira, 20 de março de 2012

Equipe motivada trabalha com prazer.


Uma questão que merece toda atenção é se seus funcionários estão satisfeitos, trabalhando com motivação e planos de crescimento dentro da organização.

Nossas empresas não tem dado o devido tratamento que este item merece, os gestores precisam compreender que tratamos com seres humanos, suas qualidades e defeitos. Aparentemente um funcionário indisciplinado pode tornar-se excelente naquilo que faz se obtiver tratamento adequado por parte de seus superiores.

Possuía um amigo de escola que era o "terror" dos professores, perturbava a aula e irritava a todos, parecia que tudo de errado que acontecia naquela escola ou era culpa dele ou estava envolvido, a saída escolhida pela direção foi a expulsão.
Esse menino foi matriculado em outra escola, ao reencontra-lo mais tarde, já adulto qual não foi minha surpresa quando descobri que havia se formado em Engenharia de telecomunicações e era Diretor de tecnologia em uma multinacional.

Relembrando esse fato vejo como na maioria dos casos o problema não está nas crianças ou jovens que são "problemáticos" e sim nos adultos que não tem conhecimento suficiente para explorar suas qualidades e incentivar o desenvolvimento de habilidades incríveis que poderiam ser uma contribuição para a sociedade.

Portanto acredito piamente que "quase" todas pessoas podem ser incentivadas a tornarem-se profissionais de grande valor. Talvez você tenha talentos ocultos em sua empresa, pessoas com capacidade para desempenhar papéis estratégicos e dar uma nova roupagem em setores que a anos se arrastam sem conseguir atingir metas, só basta dar uma ajudinha para que esses talentos brilhem.

Todos nós gostamos de atenção, o funcionário se sente bem quando vê que a empresa o considera importante e fundamental , que ouve o que tem a dizer e considera seu trabalho como parte essencial para o sucesso do grupo.


 Reuniões
O diálogo entre a equipe e sua gestão deve ser constante, reuniões semanais onde todos podem falar e dar sugestões oferecem resultado rápido como parte da integração. Prepare tópicos rápidos e objetivos. É comum os funcionários desejarem reclamar ou colocar questões que  podem gerar discussões, utilize um canal para este fim, um e-mail ou caixinha para críticas, dessa forma você pode tratar isoladamente os fatos sem contaminar outros integrantes.
Seja breve, lembre-se que o ser humano consegue se concentrar aproximadamente 30 minutos, mais do que isso começam a divagar e torna-se cansativo, esse não é o objetivo, todos devem sair da reunião com metas e responsabilidades bem claras.

Ouvindo sua equipe
Tire um  tempo diariamente para conversar em particular com cada um deles, ouça o que tem a dizer, peça sugestões sobre determinados projetos que estão envolvidos, defina tarefas específicas que cada um deve executar, peça relatórios de status e progresso, crie um fórum para debates de pontos críticos onde cada um pode colocar as dificuldades encontradas e compartilhar soluções.

Treinamento
Crie um plano de aprendizado continuo para seus funcionários, incentive-os com premiações sobre cada etapa concluída, escolha assuntos e competências que podem beneficiar determinados projetos em andamento, indique livros sobre relacionamentos profissionais. Pode -se montar uma pequena biblioteca onde exista um ranking de maiores leitores afixado na parede.
O ser humano é competitivo por natureza, explore esta característica para o bem da empresa com espírito saudável e integrado, nunca denigrindo os "últimos colocados" mas incentivando-os a se tornarem primeiros, mostrando que todos podem contribuir com seus talentos.

Plano de carreira
É importantíssimo que a empresa desenvolva juntamente com o RH um plano de carreira, "quem não sabe onde quer chegar não chega a lugar algum" essa afirmação é verdadeira e dá certo, se você não pode oferecer uma visão de crescimento para seus funcionários não pode esperar comprometimento e entusiasmo, todos querem melhorar seu status social e financeiro. Estabeleça requisitos claros e publique na intranet ou em local onde todos possam ver, divulgue.

 Disciplina
Amizade e companheirismo não podem ser confundidos com libertinagem, deixe bem claro as regras quanto a horários, relatórios e atribuições. Quando ocorrerem desvios chame a pessoa envolvida e converse em particular, revisando as regras e obrigações, nunca exponha a pessoa ao ridículo ou humilhação pública, este tipo de atitude tem ação reversa ao objetivo, a pessoa ficará constrangida e alimentara mágoa, gerando descontentamento e fofoca pelos corredores.  Quando perceber algum "burburinho" trate de resolver rapidamente para que não se espalhe e torne um problema.

Cargos
Respeite e incentive a hierarquia corporativa, nunca critique superiores muito menos subordinados a terceiros, mostre que os cargos existem para serem respeitados e processos devem seguir o fluxo de decisões da empresa, dessa forma seu funcionário dará valor ao cargo quando receber uma promoção.
Destaque os níveis de supervisão e coordenação, crie o sistema de cargos júnior, pleno e sênior, assim poderá aumentar a oferta de promoções.

 Em resumo.
Tenha seu funcionário como um aliado do negócio e não um impedimento para suas metas.

Invista no fator humano, este pode gerar ótimos ganhos em todos os sentidos, fortalecendo sua organização e imagem no mercado.








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4 comentários:

  1. Que bom que para este teu colega de escola bastou apenas uma expulsão, conheci gente que precisou de punições muito maiores e bem mais tristes.
    O que será que lhe teria acontecido se tivessem passado a mão sobre a sua cabeça e sido condescendentes? Quanto mal lhe teriam feito?
    Muitas vezes nos desgosta fazer o correto, em outras é até impopular, contudo devemos sempre estar comprometidos com justo e o certo.

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    1. Verdade R. Schumann, a condescendencia em muitos casos só traz mais prejuízo ao invés de ajudar, acredito que podemos agir corretamente e não esquecer de utilizar a crítica construtiva e não a destrutiva que humilha e produz mágoas.

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  2. Olá Gleidson, bom dia. Seria incrível que os gestores conseguissem colocar em práica, o minimo desses recursos, sendo apenas mais educados e claros em seus objetivos. Como experiência, já tive gestores extremamente tiranos e indelicados, e que, realmente, trouxe para a equipe um clima desagradável.
    Gostaria, apenas de acrescentar, que insatisfação causa doenças diversas, pois o profissional acaba trazendo para o corpo sintomas de doenças que justifiquem, de forma socialmente aceita, seu desinteresse, falta de habilidade, falta de ânimo e esconde o extremo desejo que ir em busca de outra oportunidade. Isso, acaba gerando para a empresa gastos e dificuldades para dar andamento a suas atividades.

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    1. Compartilho da mesma opinião Priscilla, vemos que o mercado acredita que a divisão negócios X pessoas deve ser separada, mas temos empresas grandes como o Google que cresce absurdamente e tem a política de priorizar o bem estar do funcionário, pelo menos aqueles que acreditam nas regras do negócio aliada ao bem estar de sua equipe tem esse diferencial a explorar.

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