Uma questão que
merece toda atenção é se seus funcionários estão satisfeitos, trabalhando com
motivação e planos de crescimento dentro da organização.
Nossas empresas não tem
dado o devido tratamento que este item merece, os gestores precisam compreender
que tratamos com seres humanos, suas qualidades e defeitos. Aparentemente um
funcionário indisciplinado pode tornar-se excelente naquilo que faz se obtiver
tratamento adequado por parte de seus superiores.
PossuÃa um amigo de
escola que era o "terror" dos professores, perturbava a aula e
irritava a todos, parecia que tudo de errado que acontecia naquela escola ou
era culpa dele ou estava envolvido, a saÃda escolhida pela direção foi a
expulsão.
Esse menino foi
matriculado em outra escola, ao reencontra-lo mais tarde, já adulto qual não
foi minha surpresa quando descobri que havia se formado em Engenharia de
telecomunicações e era Diretor de tecnologia em uma multinacional.
Relembrando esse
fato vejo como na maioria dos casos o problema não está nas crianças ou jovens
que são "problemáticos" e sim nos adultos que não tem conhecimento
suficiente para explorar suas qualidades e incentivar o desenvolvimento de
habilidades incrÃveis que poderiam ser uma contribuição para a sociedade.
Portanto acredito
piamente que "quase" todas pessoas podem ser incentivadas a
tornarem-se profissionais de grande valor. Talvez você tenha talentos ocultos
em sua empresa, pessoas com capacidade para desempenhar papéis estratégicos e
dar uma nova roupagem em setores que a anos se arrastam sem conseguir atingir
metas, só basta dar uma ajudinha para que esses talentos brilhem.
Todos nós gostamos
de atenção, o funcionário se sente bem quando vê que a empresa o considera
importante e fundamental , que ouve o que tem a dizer e considera seu trabalho
como parte essencial para o sucesso do grupo.
Reuniões
O diálogo entre a
equipe e sua gestão deve ser constante, reuniões semanais onde todos podem
falar e dar sugestões oferecem resultado rápido como parte da integração.
Prepare tópicos rápidos e objetivos. É comum os funcionários desejarem reclamar
ou colocar questões que podem gerar
discussões, utilize um canal para este fim, um e-mail ou caixinha para
crÃticas, dessa forma você pode tratar isoladamente os fatos sem contaminar
outros integrantes.
Seja breve,
lembre-se que o ser humano consegue se concentrar aproximadamente 30 minutos,
mais do que isso começam a divagar e torna-se cansativo, esse não é o objetivo,
todos devem sair da reunião com metas e responsabilidades bem claras.
Ouvindo sua equipe
Tire um tempo diariamente para conversar em
particular com cada um deles, ouça o que tem a dizer, peça sugestões sobre
determinados projetos que estão envolvidos, defina tarefas especÃficas que cada
um deve executar, peça relatórios de status e progresso, crie um fórum para
debates de pontos crÃticos onde cada um pode colocar as dificuldades
encontradas e compartilhar soluções.
Treinamento
Crie um plano de
aprendizado continuo para seus funcionários, incentive-os com premiações sobre
cada etapa concluÃda, escolha assuntos e competências que podem beneficiar
determinados projetos em andamento, indique livros sobre relacionamentos
profissionais. Pode -se montar uma pequena biblioteca onde exista um ranking de
maiores leitores afixado na parede.
O ser humano é
competitivo por natureza, explore esta caracterÃstica para o bem da empresa com
espÃrito saudável e integrado, nunca denigrindo os "últimos
colocados" mas incentivando-os a se tornarem primeiros, mostrando que
todos podem contribuir com seus talentos.
Plano de carreira
É importantÃssimo
que a empresa desenvolva juntamente com o RH um plano de carreira, "quem
não sabe onde quer chegar não chega a lugar algum" essa afirmação é
verdadeira e dá certo, se você não pode oferecer uma visão de crescimento para
seus funcionários não pode esperar comprometimento e entusiasmo, todos querem
melhorar seu status social e financeiro. Estabeleça requisitos claros e
publique na intranet ou em local onde todos possam ver, divulgue.
Disciplina
Amizade e
companheirismo não podem ser confundidos com libertinagem, deixe bem claro as
regras quanto a horários, relatórios e atribuições. Quando ocorrerem desvios
chame a pessoa envolvida e converse em particular, revisando as regras e
obrigações, nunca exponha a pessoa ao ridÃculo ou humilhação pública, este tipo
de atitude tem ação reversa ao objetivo, a pessoa ficará constrangida e
alimentara mágoa, gerando descontentamento e fofoca pelos corredores. Quando perceber algum "burburinho"
trate de resolver rapidamente para que não se espalhe e torne um problema.
Cargos
Respeite e incentive
a hierarquia corporativa, nunca critique superiores muito menos subordinados a
terceiros, mostre que os cargos existem para serem respeitados e processos
devem seguir o fluxo de decisões da empresa, dessa forma seu funcionário dará valor
ao cargo quando receber uma promoção.
Destaque os nÃveis
de supervisão e coordenação, crie o sistema de cargos júnior, pleno e sênior,
assim poderá aumentar a oferta de promoções.
Em resumo.
Tenha seu
funcionário como um aliado do negócio e não um impedimento para suas metas.
Invista no fator humano, este pode gerar ótimos ganhos em todos os sentidos,
fortalecendo sua organização e imagem no mercado.
Saiba como tornar sua equipe destacada no mercado de serviços.
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Que bom que para este teu colega de escola bastou apenas uma expulsão, conheci gente que precisou de punições muito maiores e bem mais tristes.
ResponderExcluirO que será que lhe teria acontecido se tivessem passado a mão sobre a sua cabeça e sido condescendentes? Quanto mal lhe teriam feito?
Muitas vezes nos desgosta fazer o correto, em outras é até impopular, contudo devemos sempre estar comprometidos com justo e o certo.
Verdade R. Schumann, a condescendencia em muitos casos só traz mais prejuÃzo ao invés de ajudar, acredito que podemos agir corretamente e não esquecer de utilizar a crÃtica construtiva e não a destrutiva que humilha e produz mágoas.
ExcluirOlá Gleidson, bom dia. Seria incrÃvel que os gestores conseguissem colocar em práica, o minimo desses recursos, sendo apenas mais educados e claros em seus objetivos. Como experiência, já tive gestores extremamente tiranos e indelicados, e que, realmente, trouxe para a equipe um clima desagradável.
ResponderExcluirGostaria, apenas de acrescentar, que insatisfação causa doenças diversas, pois o profissional acaba trazendo para o corpo sintomas de doenças que justifiquem, de forma socialmente aceita, seu desinteresse, falta de habilidade, falta de ânimo e esconde o extremo desejo que ir em busca de outra oportunidade. Isso, acaba gerando para a empresa gastos e dificuldades para dar andamento a suas atividades.
Compartilho da mesma opinião Priscilla, vemos que o mercado acredita que a divisão negócios X pessoas deve ser separada, mas temos empresas grandes como o Google que cresce absurdamente e tem a polÃtica de priorizar o bem estar do funcionário, pelo menos aqueles que acreditam nas regras do negócio aliada ao bem estar de sua equipe tem esse diferencial a explorar.
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