quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Entregar qualidade com pouco investimento


A necessidade atual é fazer mais com menos.
Muita demanda, poucos recursos e orçamentos cada vez mais apertados.
O que fazer?
Como entregar qualidade com pouco ou nenhum investimento?

Gosto de observar o cão vira-latas, é interessante ver como a escassez de recursos o torna independente e auto-suficiente, aprende a encontrar comida, água e  abrigo.


Podemos aprender algo com esse animalzinho. Sempre existe um jeito.
Lembre-se que os momentos de maior dificuldade são os melhores para mostrar todo seu potencial.

A excelencia nos serviços deve fazer parte de nossa política pessoal, independente das circunstancias, dê o seu melhor.

Processos complexos sem recursos humanos e materiais podem prejudicar a entrega, experimente simplificar.

Use o que você tem disponível. A criatividade é a alma do negócio neste momento.

Algumas dicas para fazer na prática:

1-Ao invés de comprar um novo, conserte, reaproveite materiais.
2-Treine sua equipe, crie grupos de estudo utilizando cursos on-line gratuitos.
      Ex: MVA Microsoft  http://www.microsoftvirtualacademy.com/Home.aspx
      Intel NextGeneration  http://www.nextgenerationcenter.com/home.aspx
3-Capriche na comunicação com os usuários, quando estão bem informados e sentem que estão acessorados tendem a ficar menos ansiosos, aumentando o nível de segurança no dpto de TI.
4-Faça reuniões semanais com sua equipe, mantenha-os informados de seus planos e projetos.
5-Monte um plano de carreira para sua equipe, estabeleça metas de produção, aprendizado e outros itens que podem ser qualificativos.
6-Coloque um quadro visivel em seu departamento para mostrar os integrantes que estão se destacando nos pontos que você definiu, crie uma competição interna saudavel.
7-Apresente relatórios de desempenho para sua diretoria, faça comparativos e demonstre os itens que tem melhorado com suas alterações.
8-Ao cotar investimentos, busque opções alternativas, nem sempre as tecnologias de ponta são as que oferecerão melhores resultados para sua estrutura.
9-Forneça ferramentas a sua equipe, coisas simples que custam pouco investimento podem agilizar os trabalhos e dar confiança´.
10-Organize sua rede, disponibilize documentos, procedimentos e aplicativos de forma que possam ser acessados de qualquer máquina.

Com pouco ou nenhum investimento você pode dar um novo fôlego ao TI.

"Motivação é a arte de fazer as pessoas fazerem o que você quer que elas façam porque elas o querem fazer." Dwight Eisenhower
 
Sucesso na empreitada!

gleidson.rodrigues@saasnetwork.com.br

2 comentários:

  1. Prezado Gleidson, confesso que fui traido pela expressão "Entregar Qualidade" lá no título do debate. Se voltarmos atrás as folhas do calendário, lá na fase de definição e escolha do trabalho a fazer, se empresas (terceiros) forem envolvidas no processo, esta questão de "Entregar Qualidade" fica meio em segundo ou terceiro plano.
    Por que ?
    Porque o fator preço fala mais alto, e nesta hora tentamos desesperadamente mostrar, demonstrar, provar por todos os meios e formas, etc... que nossa solução é a melhor, apesar do preço não ser o melhor.
    E em muitas situações que vivenciei a Qualidade do Entregável (Deiverable) deixa muito a desejar e, muito tempo depois a empresa contratante vai se dar conta da compra que fez - o famoso gato por lebre - e vai se deparar com limitações funcionais, facilidade de uso, abrangência, integração com outras soluções, tecnologias ou subsistemas, etc, etc, e na maioria das vezes chorar sobre o leite derramado definitivamente não vai resolver a questão.
    E não se observou a entrega de qualidade, e sim, de um "pacote" que apresentou o melhor preço.
    Este foi o entendimento e a abordagem que dei atraido por sua expressão original sobre o tema do debate.
    Abraços.
    Rui Natal

    ResponderExcluir
  2. Caro Rui, suas colocações demonstram conhecimento no tema e são realidade em nosso mercado nacional. Vemos empresas surgindo a todo momento com pacotes de produtos e soluções que parecem atrativas em seus folders, com preços variados. Vemos também decisões de aquisição serem tomadas sem observar critérios estabelecidos de gestão de risco e governança. O resultado é conhecido e citado em seu comentário.
    Temos diversas ferramentas disponíveis para gerir tais caminhos, como ITIL, COBIT e BSC dentre outras. Esse cenário de degradação na qualidade de serviços só vai mudar quando nossos administradores visualizarem a criticidade na definição e cumprimento de critérios estabelecidos e divulgados amplamente em suas empresas. A equação é simples, Economia no início = Prejuizo no meio e fim. Podemos exigir mais qualidade, a oferta de serviços é grande. Uma boa ferramenta na contratação de terceiros é um contrato trabalhado em detalhes alinhado as exigencias do negócio. Multas precisam ser estabelecidas para casos de descumprimento de clausulas. O administrativo precisa se integrar ao TI para entender os detalhes operacionais que são cruciais na contratação de serviços terceiros.

    ResponderExcluir